Roteiro

1. Leitura do livro/partes do livro durante 10 minutos de aula, nas disciplinas envolvidas.

2. Escrita de um curto texto de ficção científica (2 páginas), na disciplina de Português, com informação extraída do livro.

[Divisão da turma em grupos de trabalho, preferencialmente a pares]

3. Nas aulas de Físico-Química os alunos exploram o laboratório virtual para simular experiências relacionadas com a força gravítica.

4. Na biblioteca escolar será dinamizado um Jogo de Fuga que envolve os conteúdos curriculares com ligação ao enredo do livro, através da resolução de enigmas construídos numa articulação da biblioteca com as diferentes disciplinas (Físico-Química, Ciências Naturais e Matemática). A resolução dos enigmas do Jogo vai orientar os alunos na atividade investigativa e as respostas serão as chaves secretas que os conduzem ao conhecimento do Universo.

5. Na disciplina de Educação Física constrói-se uma coreografia representativa da formação do Universo, do Sistema Solar e da Lua. Na disciplina de Educação Visual constroem-se os materiais/adereços que irão ser utilizados na coreografia a apresentar à comunidade escolar. [Nota: A coreografia poderá ser assistida pelas crianças da educação pré-escolar e alunos do 3.º ano, como contributo para a abordagem do tema do Universo]

Comentários

Mensagens populares